Espanhol: Segundo Idioma Mais Falado Do Mundo
O espanhol, que tão só uns anos atrás se posicionava como a terceira língua mais falada do mundo, de acordo ao Anuário 2012 do Instituto Cervantes passou a ocupar a segunda posição. O chinês e o inglês, pelo contrário, línguas que se encontravam por em cima, registraram um descenso ao longo de 2012. Assim mesmo, o espanhol também passou a ocupar o segundo posto nos idiomas de comunicação internacional, por trás do inglês.
Segundo o portal lavanguardia.com, o diretor do Cervantes, Víctor García da Concha explicou que se espera que dentro de 30 anos o 10% da população seja capaz de entender espanhol e Estados Unidos será o país com a maior concentração de hispanohablantes, seguido de México.
Presença do espanhol na rede
O inglês segue ocupando seu lugar como a língua mais utilizada em Internet, seguido pelo chinês. O espanhol ocupa o terceiro lugar no ranking, registrando um aumento do 800% nos últimos dez anos.
Em matéria de redes sociais, o espanhol se posiciona como segundo idioma mais falado em Twitter. Assim mesmo tem mais de 80 milhões de falantes em Facebook. México ocupa o 7° lugar na listagem dos países de maior presença em Twitter, enquanto Espanha se localiza no posto 11
. Aumento do ensino do espanhol
O anuário 2012 revela que há 18 milhões de pessoas que realizam estudos de espanhol como segunda língua. O Instituto em si mesmo registrou um aumento do 8% no número de matrículas. O centro de línguas tem sedes instaladas em 77 cidades de 44 países do mundo.
China também registrou um aumento no número de estudantes de espanhol. Atualmente 25.000 universitários chineses aprendem espanhol em algum dos programas oferecidos por 90 universidades chinesas diferentes. É uma cifra surpreendente, se tomamos em conta que no ano 2000 só 1500 pessoas estudavam espanhol. O número poderia ser muito maior, mas como os cursos possuem cotas limitadas, um 70% das solicitações para aprender espanhol devem ser recusadas.
Em Japão também se percebeu um aumento substancial da presença do espanhol já que mais de 2.000 centros de ensino médio e 240 universidades oferecem estudos do idioma em seu currícula. No entanto, os estudantes japoneses seguem interessados em aprender outras línguas estrangeiras como o chinês, o coreano, o inglês ou o russo.
Em Índia o espanhol se ensina maioritariamente em escolas privadas mas a nível terciário se registrou um aumento significativo no número de matrículas, passando de 1.500 estudantes em 2005 a 4.250 em 2012. Assim mesmo, 15 universidades já contam com programas de estudo de espanhol.
Font: Universia
0 comentários:
Postar um comentário